quinta-feira, 7 de abril de 2016

Entrevista com vampiro - a história de Cláudia [Resenha]

onde comprar: Amazon//Extra//Fnac

"Esta não é simplesmente uma adaptação para os quadrinhos de Entrevista com vampiro, best-seller de Anne Rice que virou filme em 1994. Meticulosamente ilustrado por Ashley Marie Witter, a versão em graphic novel do livro de estreia da rainha dos vampiros reconta a história sob um ponto de vista inédito: o da vampira criança Cláudia, imortal de 6 anos de idade, órfã e assassina, vítima e monstro, representada por Kirsten Dunst na versão cinematográfica. As ilustrações em tons de sépia retratam fielmente os personagens andróginos de Rice e ainda reforçam o clima sensual e sombrio da obra origina, renovando e enriquecendo a narrativa."

Nessa transposição do livro para a HQ, vemos praticamente a mesma estória; Lestat e Louis criam Cláudia, uma vampira criança que nunca cresce, e que vive sua curta existência atormentada pela vontade de ser adulta. A diferença é que agora a narradora é a própria Cláudia, que conta em detalhes seus mais profundos sentimentos.

Para quem já leu ou viu o filme Entrevista com vampiro, será mais fácil se ambientar à narrativa, pois os cenários e os personagens são os mesmos, porém, vistos pela perspectiva da jovem vampira. É interessante acompanhar seus dilemas e entender suas motivações para se tornar cruel e se rebelar contra seu criador. Também fica mais compreensível a relação tão próxima que ela mantém com Louis.

O que mais chama a atenção nessa edição é a arte: com traços que remetem a um ambiente sombrio, cada quadro é capaz de transportar o leitor para dentro da estória. Na grande maioria, os desenhos têm um tom pastel, mas, em momentos mais marcantes e tensos, eles vêm carregados de vermelho, alcançando seu objetivo inicial, que é criar o clima de medo tão comum numa uma boa estória de vampiros.

Essa adaptação é totalmente indicada para quem já conhece a criação de Anne Rice, e até para quem nunca ouviu falar sobre Entrevista com vampiro. Sendo fiel às características mais básicas de cada personagem, Ashley Marie consegue manter o estilo da rainha dos vampiros, e também inova, mostrando um lado mais reflexivo de Cláudia, que passa despercebido na obra original.


Entrevista com vampiro - a história de Cláudia
adaptado por Ashley Marie Witter
editora Rocco
224 páginas
nota do Skoob: 4.6
nota do blog: 4.7


Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

4 comentários:

  1. Oi Jo,
    Nunca li um livro da Anne Rice (O.o momento vergonha). Achei interessante saber dos traços sombrios, mas pretendo ler o livro da Anne antes rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler os livros da Anne Rice, mas nunca comecei. Acho que vou começar "entrevista com o vampiro" em breve e depois quero ler a graphic novel. Elas sempre me encantam <3

    http://notasmentaisparaumdiaqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu ja vi o filme e nao gostei mto, mas sei que os livros sao melhores e sempre tive curiosidade em ver mais da claudia, acho que vai valer a pena!

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é muito linda e sou looooouca para lê-lo!
    Confesso que ainda não li nenhum livro da Anne Rice, pegay o Entrevista com o vampiro pra ler, mas a leitura não fluia, geeente, que raiva me deu!
    Parei.
    Devolvi o livro pro dono.
    Mas to pensando em pegar emprestado d enovo, e tentar lê-lo afinal a crítica é sempre muito boa com relação a ele e as demais livros da autora, e também minha mãe adora o filme, deve ser muito bom então, pra ela gostar... kkkkk
    bjss

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!