quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O amor nos tempos de #likes

onde comprar: Submarino//Saraiva//Amazon

"Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessaram quilômetros para viver uma paixão? Quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem, são os protagonistas destes contos que evocam 'Orgulho e preconceito' (Pam Gonçalves), 'Dom Casmurro' (Bel Rodrigues) e ´Romeu e Julieta' (Pedrugo)."

O que me chamou a atenção nesse livro não foi o fato dele ser escrito por estrelas da internet, e sim o título, que é remete à obra de Gabriel Garcia Marquez, e a proposta de criar novas estórias baseadas em clássicos da literatura mundial, o que é um desafio enorme.

Dividido em três contos, cada um escrito por um booktuber (ou dois rs), o livro nos apresenta estórias com uma leve lembrança daquelas em que eles dizem ter se inspirado: na primeira, Pam Gonçalves criou uma personagem que bem poderia ser seu alterego. Uma youtuber muito conhecida está indo para a casa dos pais, e o aeroporto fecha por causa de uma tempestade, enquanto, ao seu lado, está um garoto que teve uma tragédia enorme na família e agora é responsável pela irmã caçula. Ele não tem tempo para se divertir, então não sabe nada sobre youtubers, e sua irmãzinha é fã da moça famosa. Ambos têm dúvidas sobre o rumo que suas vidas estão tomando, e, ao se encontrarem, talvez possam ajudar um ao outro a achar o caminho certo.

Esse primeiro conto é bem emocionante, mas em alguns momentos dá vontade de dar um chacoalhão na youtuber, para que ela deixe de ser tão boba e arrogante. Mas no final os personagens caem em si e deixam transparecer o melhor de suas personalidades.

A próxima estória, que deveria ser inspirada em Dom Casmurro, é a mais interessante do livro, onde uma adolescente ganha dos pais como presente de aniversário um final de semana num hotel na praia, sozinha. Ela sente que precisa desse tempo longe de tudo para refletir sobre sua vida, após terminar um namoro que a sufocava e só lhe fazia mal. O pior é que o ex agora está namorando com sua melhor amiga, apesar dela saber tudo o que ele havia feito a ela enquanto estavam juntos. Nessa viagem de auto-conhecimento, ela acaba entrando num bar onde acontecem encontros às escuras, totalmente sem iluminação, e onde ninguém se conhece nem é obrigado a se conhecer depois que sair dali. O intuito é sentir a pessoa, conhecer sua personalidade e não sua aparência. Por sorte, senta-se em sua mesa um carinha que a conquista rapidamente, com seu bom humor e suas ideias sobre a vida, o universo e tudo mais. Como num conto de fadas, ele é tudo o que ela desejava, e um pouco mais, e eles acabam descobrindo que podem fazer muito bem um ao outro, mais rápido do que eles imaginavam.

E finalmente, no conto escrito pelo casal que é quase uma só pessoa (Pedro Pereira e Hugo Francioni), conhecemos dois jovens que se conhecem pela internet quando descobrem que têm um gosto em comum: livros. Um deles almeja ser escritor, e vem de uma família rica, enquanto o outro trabalha numa livraria para pagar a própria faculdade. A química entre eles fica evidente logo na primeira conversa on line, e eles passam muitos dias conversando pelo computador, até que decidem se conhecer pessoalmente. Aí vêm as dúvidas, o medo e a insegurança de não serem aceitos, de decepcionarem um ao outro, e perceberem que na real não eram nada daquilo que fantasiaram pela rede. O encontro dos dois é lindo, e o relacionamento deles é muito fofo, com um final que abre muitas possibilidades.

Espero que vocês não vejam isso como uma crítica, mas esse livro é bem simples, e, não fosse escrito por celebridades da internet, talvez nunca o veríamos publicado. Gostei das estórias, principalmente dos pequenos detalhes que fazem uma estar ligada às outras, e pela linguagem utilizada, que é bem direta, tornando a leitura muito rápida. Um ponto que destaco são as referências feitas na terceira estória, onde eles citam vários elementos da nossa cultura, inclusive Harry Potter, sem parecer forçado.

Foi uma leitura boa, apesar de não ver nelas praticamente nada dos clássicos nos quais dizem ter sido inspiradas. Se não fosse por isso, eu teria dado uma nota maior. Contudo, acho que é um livro perfeito para aquilo que se propõe, ou seja, comentar sobre como é fácil e ao mesmo tempo tão complicado, encontrar um amor nos tempos de internet. A acessibilidade aproxima rapidamente as pessoas, ao mesmo tempo que as expõe totalmente, e, na maioria dos casos, isso mais atrapalha do que ajuda.

Leiam mantendo a mente aberta para um livro que é destinado ao público desses youtubers, jovens antenados, que querem fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora, e também estão buscando seu lugar ao sol, ou melhor, seu lugarzinho no Youtube. Vale a experiência de ler um livro que não seja um mero diário ou um relato de como fiquei famoso fazendo vídeos na internet.


O amor nos tempos de #likes
Pam Gonçalves, Bel Rodrigues e Pedrugo
editora Galera Record
272 páginas
nota no Skoob: 4.2
nota do blog: 4.0




Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!