terça-feira, 25 de outubro de 2016

A loira do banheiro [Resenha]

onde comprar: Editora Arwen

"As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade. Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino da foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé."

O título do livro promete histórias de arrepiar, e algumas realmente são. O autor reuniu diversas lendas urbanas, algumas delas famosas nacionalmente, outras mais regionais, e criou um registro daquelas histórinhas de terror que ouvimos quando criança, dos nossos avós ou na escola.

Usando como chamariz A loira do banheiro, e depois apresentando outras tantas lendas famosas pelo Brasil, o autor conseguiu trazer para o grande público as histórias que poderiam cair no esquecimento nessa era digtal, mas que em geral são passadas de geração para geração.

O clima durante a leitura é de tensão, pois o leitor espera se assustar a qualquer momento. Dependendo do ambiente em que se está lendo, isso pode acontecer facilmente, como foi o meu caso ao ler a primeira história, A moça do táxi. Se a leitura estiver sendo feita durante o dia, com muita movimentação ao redor, pode ser que o leitor não se assuste tanto.

Como alguns contos são regionais, encontramos alguns termos e palavras utilizados apenas naquela área, mas que podem perfeitamente ser compreendidos pelo contexto da história, sem prejudicar a leitura.

O destaque do livro são as anotações finais em cada história, onde o autor explica a origem daquele conto, e como ele foi se modificando ao longo dos anos e conforme ele vem sendo contado por gerações diferentes. Minhas histórias preferidas foram A noiva da estrada e A festa de debutantes.

Algumas histórias eu não conhecia, outras eu já não me lembrava, mas algumas foram surpreendentes. Pode ser que alguns leitores tenham a mesma experiência que eu tie ao ler, mas acredito que a maioria vai conhecer histórias novas, que podem assustar, e que vão guardar para passar para seus filhos e netos.

O livro é bem curtinho, super rápido e fácil de ler, sendo possível terminar em algumas horas. Indicado para aquele momento em que o leitor quer se distrair, descansar, passar bons momentos com um livro. Indicado para leitores de todas as idades, que estejam dispostos a conhecer ou relembrar lendas urbanas que fazem parte do folclore do nosso país.



A loira do banheiro e outras histórias de arrepiar
Dieison Groff
103 páginas
editora Arwen
nota no Skoob: 3.8
nota do blog: 3.8
(livro cedido pela editora em parceria)



Este post é válido para o Comentarista Premiado, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

6 comentários:

  1. Joana!
    Fazia tempo que não ouvia falar das lendas urbanas e fiquei bem interessada em conhecer as lenda regionais...
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. To amando essa nova ideia generalizada de pôr um tema, entre todos os contos, como capa... Livros de contos são bons.Ganhei um e preciso ler.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar de contos de terror kkkk fiquei bastante curiosa pra lê-lo.
    Ainda mais sendo lendas urbanas, deve ser o máximo!
    Anotei aqui, assim que der, vou querer conferir com certeza- mas lendo sendo na luz do dia kkkk
    bjs

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!