sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Sexta de música #114 - 20 músicas f**a de Renato Russo e a Legião Urbana

Olá leitores! Essa semana todos os fãs da Legião Urbana lembraram os vinte anos da morte de seu líder, Renato Russo, claro, com pesar pela perda, mas também celebrando o legado deixado por ele, e que vem sendo mantido através de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, além do filho do cantor, Giuliano Manfredini.




Já falei sobre a banda algumas vezes aqui no blog, inclusive, fiz um perfil do Renato na antiga coluna Ele é o cara. Vocês podem ler tudinho clicando em: resenha Só por hoje e para sempre (link), Ele é o cara #11 (link), Faroeste Caboclo (link), Somos tão jovens (link) e As quatro estações (link).

Sou muito fã da Legião desde pequena, e me lembro exatamente onde estava quando recebi a notícia da morte de Renato. Foi muito triste, eu e meu marido ficamos muito abalados, mas a admiração pelo trabalho da banda é eterna, e, como música não tem idade, ainda hoje curtimos as canções da banda.




Aliás, a maioria das letras do Renato são atemporais, e mesmo os mais jovens, que nem chegaram a vê-lo vvincv ouvem suas músicas e se identificam totalmente, tendo aquela mesma sensação que a gente teve quando ouviu da primeira vez: essa música parece que foi feita para mim.

Como grande poeta (e louco) que era, Renato sabia traduzir para suas canções todo tipo de sentimento, desde a depressão que o atormentava em alguns momentos até o estado de maior euforia que se pode sentir quando estamos tomados pela paixão.




Por isso, hoje teremos na playlist 20 músicas, tanto de sua carreira solo quanto da Legião, para tentar diminuir um pouco a falta que ele fez nessas duas décadas de ausência.




Para quem ainda não conhece a história de Renato Russo ou da Legião, além de ler os nossos posts anteriores, com links lá em cima, procurem no Google, leiam, se informem, e se apaixonem também. Aproveitem que Dado e Bonfá está atualmente em turnê, comemorando 30 anos de banda e fazendo diversos shows pelo Brasil. Sei que não é a mesma coisa, mas dá para sentir um pouquinho do que foi a grande Legião Urbana para toda uma geração de fãs.





Alguns vídeos estão com qualidade horrível, mas, infelizmente, era o que tínhamos na época, e o que vale realmente são as músicas, ok? Se vocês preferirem, também criei a mesma playlist no Spotify, para acessarem a qualquer hora e curtirem essa vinte obras-primas de Renato Russo. Acessem clicando aqui.

Como sempre temos uma faixa bônus por aqui, escolhi essa apresentação fofa na gravação do Acústico MTV, quando Renato acreditava que a câmera estava desligada, e mostrou seu lado fã do Menudo, rsrs.




Este post é válido para o Comentarista Premiado, participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen




legio omnia vincit

6 comentários:

  1. Grande Renato Russo.
    O cara foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores cantores de rock...
    Sei e curto muitas muitas dele. Índios é a que mais gosto.
    Eu não era nascida na época... mas quem era, sofreu muito.
    Esse cara, com toda certeza, vai ser sempre lembrado.
    Ótima homenagem

    ResponderExcluir
  2. Ai Joana!
    que saudade do Renato Russo e de suas letras inspiradoras, revolucionárias e envolventes.
    Não tem como não gostar.
    Uma pena que a nova banda não tenha a esma pegada de quando tinha o Renato...
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Não sou superfã de Legião, mas desde pequena gosto de várias músicas.
    Amo as melodias e algumas letras são tão sensacionais, penetrantes, muito boas mesmo!
    Faz falta uma banda dessa nos dias de hoje kkk
    bjs

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!