quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Melhores leituras de 2016

Que tal uma retrospectiva? Eu não tenho feito balanço das leituras nos últimos anos - só no Skoob -, mas hoje resolvi trazer para o blog os livros que se destacaram e aqueles que deixaram um pouco a desejar. Vamos a eles:

Foram até hoje 53 livros lidos esse ano, contra os 57 do ano passado (acho que não vou conseguir superar esse número rsrs). Dentre eles, O nome do vento foi releitura, e um dos meus favoritos de todos os tempos, por isso, nem vou colocá-lo nessa retrospectiva (tem resenha que pode ser lida clicando aqui).




















A minha diva Colleen Hoover não poderia ficar de fora dos mais mais do ano né! Com Too Late (publicado no Wattpad) e Talvez um dia, ela garantiu mais um lugarzinho no meu coração. E Cat, meu amigo psicopata foi uma grata surpresa em 2016: um livro cheio de humor inteligente e uma trama que prende o leitor do começo ao fim. É a literatura brasileira mostrando seu valor.




















E tem mais Brasil por aqui! Ficção de polpa, um livro com contos de horror/terror/ficção científica que li agora em dezembro e foi tão legal que entrou na lista dos melhores. A HQ Steampunk Ladies também é nacional e tem tanta qualidade quanto os melhores quadrinhos americanos. Talvez a maior surpresa do ano tenha sido a HQ Pílulas azuis, com seu relato direto e emocionante sobre como superar dificuldades com amor e compreensão - sem clichês. Leiam a resenha (aqui) e depois leiam a história, vocês vão entender do que estou falando.

Assim como temos as melhores leituras, também temos aquelas que não se destacaram muito ou decepcionaram um pouco. Ainda bem que são poucas:




















O bibliotecário do imperador me conquistou pela sinopse, e eu estava realmente empolgada com ele, mas a história foi uma decepção: não tinha nada a ver com o que a sinopse apresentava, a escrita era rebuscada e narrativa cansativa, infelizmente. Clímax, o primeiro livro que li do Chuck Palahniuk estava indo bem até certa altura, e eu achei a premissa bem interessante, mas, depois da metade mais ou menos, a história fica forçada e o final não me agradou em nada. A melhor coisa desse livro é mesmo a capa, que foi a primeira coisa que chamou minha atenção. Por último, Amor vampiro, coletânea de contos com vampiros, escritos pelos melhores autores brasileiros do gênero. O problema é que alguns desses contos são bem fracos, e não fazem jus ao talento de seus autores.

O balanço final das leituras desse ano foi: 53 livros lidos até hoje (acho que vou conseguir fechar em 54), sendo 31 nacionais e 22 estrangeiros. 

Um fato curioso é que li 7 livros com o tema vampiros (um dos meus preferidos), mas apenas dois deles eram parte do desafio Anne Rice, criado por mim mesma, que consistia em ler 10 livros da autora esse ano. Como não consegui cumprir essa meta, vou estender o desafio para 2017. Que Lestat me ajude, rs.

Os quadrinhos também marcaram presença nas minhas leituras: foram 8 no total. E apenas um conto entrou na contabilidade, lido no Kindle, mas, como eu cheguei a comentar na própria Amazon, ele tinha potencial para ser muito bom, mas estava cheio de erros de português, que tiraram um pouco o prazer da leitura.

Então, o painel final das leituras do ano ficou assim:




































Ainda não fiz a meta para 2017, prefiro ir escolhendo os livros no decorrer do ano, mas espero conseguir aumentar as leituras. Agora chegou a hora de vocês me contarem como foram as suas leituras desse ano e qual a perspectiva para o próximo. Deixem tudo nos comentários ;)


Este post é válido para o Top Comentarista participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen


6 comentários:

  1. Eu li pouquíssimos livros este ano, o que acabou me decepcionando, tive muito pouco tempo para ler, mas ano que vem espero ler uma boa quantidade de livros, como você, também não fiz metas de leituras para o ano de 2017, pretendo ler os livros que estou mais ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  2. Não li nada da Colleen Hoover esse ano. Tô chocada! Não consegui mesmo :S
    Você leu bastante coisa e tem muito livro bom na lista ^^
    Estava pensando em fazer algum tipo de meta de leitura, mas não gosto disso. Prefiro ir pegando os livros também e não marcar o que vou ler ou quantos vou ler. Mas já tenho uns aqui parados há mais de 4 anos na estante e queria desempacar esses benditos...Bem, a gente vê como faz.
    Boas leituras nesse novo ano!

    ResponderExcluir
  3. Joana!
    Não gosto de fazer metas, sempre me deixam ansiosas.
    Suas leituras foram proveitosas e isso é o que mais vale.
    O melhor livro que li esse ano foi A Promessa da Rosa da Babi A Sette espero poder ler outros livros da autora em 2017.
    “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Joana...
    Esse ano infelizmente fiz pouquíssimas leituras... O ano que vem com certeza vou me dedicar mais... Tenho muita curiosidade de ler "O garoto do cachecol vermelho" e "Talvez um dia"... Estão na minha lista de leituras para 2017 entre outros títulos...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Joana!
    Meu 2016 foi de 49 leituras e 1 releitura. Estou atualmente no meu 50°, mas acho quee vou deixar pro ano que vem e aproveitar mais esse restinho de 2016 com quem eu amo <3
    Desse ano a única leitura que tivemos em comum foi Caixa de Pássaros, que pra mim foi 5 estrelas! Ainda não decidi minhas metas de 2017, mas vou tentar priorizar mais qualidade do que quantidade ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Você conseguiu ler muitos livros esse ano mesmo não alcançado a meta, quero muito ler Talvez um dia que parece ser uma ótima leitura e as HQ também me deixaram interessada, gostei muito dos livros que você leu e tem vários na minha lista de leitura e achei legal ver que tem gêneros bem variados !!

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!