sábado, 7 de janeiro de 2017

Momento HQ: Bidu: juntos

Olá leitores! Eis-me aqui novamente para ocupar esse espaço carente de atenção. Dessa vez, quero comentar com vocês a minha experiência de leitura da Graphic Novel MSP Bidu: juntos, a mais nova aventura do cãozinho fofo dos quadrinhos de Maurício de Souza.

Diferente do que acontece em Bidu: caminhos, aqui não vemos uma grande interação entre cachorros, mas sim, entre Bidu e Franjinha, em seus primeiros dias como companheiros. A história mostra as dificuldades iniciais de se ter um cachorrinho, e o leitor que tem um bicho de estimação vai se identificar com várias passagens, com certeza.

A princípio, Franjinha acredita que ter um cachorro é só alegria, e que pode deixar o amigo livre para agir como quiser. Porém, depois de alguns probleminhas dentro de casa, ele descobre que precisa ensinar o cão a se comportar, e ai começam os conflitos.

Bidu não entende por que está sendo punido, e seu dono não sabe como agir com o cãozinho para ensiná-lo a se comportar, e isso acaba afastando um pouco os dois. Mas, como é preciso ter um final feliz, eles acabam de entendendo, e dando início àquela relação linda que todos nós conhecemos dos quadrinhos da Turma da Mônica.


Gostei mais de Bidu: caminhos do que Bidu: juntos. Na primeira havia mais ação, uma história melhor construída, com enredo mais interessante. Aqui, apesar da linda arte e dos tons de rosa usados para colorir, não existe algo que prenda a atenção do  leitor. Claro que donos de pet vão se ver em algumas situações, mas a história em si não empolga. Vale a leitura por ser mais uma da coleção MSP, e para saber um pouco mais sobre como Franjinha conheceu Bidu.

Como já disse, os desenhos de Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho são perfeitos, e dão o toque nostálgico que a leitura nos traz, e isso merece ser ressaltado. A qualidade das HQs MSP é indiscutível, e os profissionais selecionados para participar do projeto são os melhores. Não deixem de ler acreditando que a história não vale a pena: leiam e saibam como começou a amizade dos personagens, a partir de onde terminou a HQ anterior, assim, a aventura se completa e todos vão entender como Franjinha e Bidu se tornaram inseparáveis.

Afinal, quem nunca teve um cãozinho que destruiu seu brinquedo preferido, ou roeu aquela camiseta nova que você tanto gostava, e depois percebeu que o bichinho seria seu melhor amigo para a vida toda? É assim na vida real, e também na ficção.



Bidu: juntos
Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
editora Panini Comics
80 páginas
nota no Skoob: 4.3
nota do blog: 4.0
onde comprar: Livraria Cultura//Amazon//Submarino 


Este post é válido para o Top Comentarista participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.

Twitter: @joana_masen

9 comentários:

  1. Não conhecia essa HQ ainda. Fiquei super interessada, ainda mais com um cãozinho envolvido, ADORO <3
    Apesar de não prender muito o leitor, fiquei curiosa.
    As ilustrações parecem ser ótimas mesmo.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Joana!
    Nossa! Que felicidade ver esse Grafic Novels do Bidu. É um dos meus personagens favoritos do Maurício de souza, pintei muita camiseta com ele... e presenteava os amigos.
    Achei linda as ilustrações e quero poder ler e acompanhar o relacionamento dele com o Franjinha!
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Que fofura S2 não conhecia história e não leio quadrinhos desde os 12 anos acho rsrs gosto bastante mas o que atrapalha um pouco é o custo. Achei bem fofo o começo da relação da criança com o bichinho

    ResponderExcluir
  4. Joana, não sabia que existem essas HQ's, são tão lindas.
    Eu tenho uma paixão pela turma da Mônica, aliás, fazia coleção das revistinhas, e lendo um pouquinho sobre o Franjinha e Bidu me deram uma nostalgia. E a parte gráfica dessa HQ simplesmente está impecável, não vejo a hora de comprar uma ♡

    ResponderExcluir
  5. Acho essa coleção super fofinha, quero muito ler a do Penadinho, já li as duas do Bidu e também gostei mais da Caminhos, achei mais emocionante e acho que realmente ficou parecendo mais uma história de cachorro. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Achei bem interessante essa coleção de livro sobre o Bidu, esse cachorrinho e muito fofo e fiquei curiosa para descobrir mais sobre sua historia, essa HQ parece ser legal e com certeza os donos de cachorro acabam se identificado com as varias situações !!

    ResponderExcluir
  7. Adorei este Grafic Novel, gosto muito da turma da Mônica, ainda mais de animais, então é claro que gostei muito da dica. Sei muito bem como é ter um cãozinho, e como o início é um pouquinho cansativo. Amei sua resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Me pareceu uma história super fofa.
    Tudo o que tem ligação com turma da mônica me traz uma sensação gostosa de nostalgia gostosa. Ainda não sabia das grphic novels, mas gostei muito dessas imagens postadas. Parece bom para curar algumas ressacas literárias que eu tenho kkk
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Oooown que amor!!! Quero demais ler essas GN!!!!
    Ameeeeei as resenhas que li, parece ser uma delícia de divertida e fofa!!
    Eu nunca tive um cachorrinho, mas tenho uma gata terrível kkkkkk imagino o que o Franjinha passou kkkkk
    bjoss

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!