terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

5 grandes escritores e suas leituras preferidas

Olá leitores! No Carnaval também se lê! E se bloga, rs.

Sabemos que um bom escritor deve ser primeiro um leitor assíduo, certo? Não dá para desenvolver a escrita se não tiver uma boa base de leitura e conhecimento literário. E isso é válido para todo mundo, desde um aspirante a escritor até um autor já consagrado por grandes obras.




Alguns desses autores famosos, em algum momento de suas vidas, deram entrevistas e comentaram sobre suas leituras preferidas, e hoje vamos falar sobre cinco deles. Esse post tem como fonte de informação a publicação do site Livros e Pessoas, que pode ser lida na íntegra clicando aqui

Ernest Hemingway, autor dos clássicos Por quem os sinos dobram e O velho e o mar, fez, em 1935, uma lista com seus livros prediletos, onde estavam A rainha Margot, As aventuras de Huckleberry Finn, Guerra e Paz e O morro dos ventos uivantes. Hemingway dizia que não existe amigo mais leal do que um livro, e eu acho que ele estava certíssimo.

F. Scott Fitzgerald não era apenas um boêmio que gostava de curtir a noite com sua esposa Zelda, como aparece no filme Meia-noite em Paris, mas sim, um grande escritor que teve pelo menos duas histórias marcantes publicadas: o conto O curioso caso de Benjamin Button e o romance O grande Gatsby. Pouco antes de sua morte, em dezembro de 1940, ele fez uma lista com 22 livros que achava indispensáveis, entre eles A revolta dos anjos, de Anatole France e Guerra e Paz, de Liev Tosltói.

George R. R. Martin, aquele senhor com cara de bonzinho e que não termina nunca de escrever Game of Thrones também tem seus livros preferidos. Como já declarou diversas vezes, ele é fã de O senhor dos anéis, que leu pela primeira vez na escola, e que lhe despertou a vontade de escrever. Outro livro que ele não dispensa é Estação onze, de Emily St. John Mendel, que ele define como 'um romance melancólico, mas lindamente escrito'.

Jane Austen é mundialmente conhecida por seus romances, dentre eles o clássico Orgulho e preconceito, e também era grande leitora de poesia e peças de teatro. Ela era fã do conto The corsair, escrito por Lord Byron, e do livro A história de Sir Charles Grandison, de Samuel Richardson.

J. K. Rowling, a deusa master da literatura contemporânea, revelou que seu favorito é Emma, de Jane Austen, e justificou a escolha dizendo que 'você é levado pela história, atraído até o final e sabe que acompanhou algo magnífico em ação'.




Talvez a própria Jane escolhesse hoje um dos livros da saga Harry Potter como seu favorito, o que você acham? 

A verdade é que todo leitor tem seu autor queridinho e pelo menos um livro que levará para a vida toda. Eu nunca consigo escolher um só, mas tenho entre meus favoritos Ian McEwan, Colleen Hoover, Carina Rissi e Marcelo Rubens Paiva. Além dos livros desses autores, posso incluir como meus favoritos da vida A mulher só, de Harold Robbins e Mais leve que o ar, de Felipe Sali. Mas a lista é muito maior que isso e pode mudar a qualquer momento, rs.

Contem-me nos comentários o que vocês acharam das escolhas dos autores e quais são as suas obras preferidas de todos os tempos.



Este post é válido para o Top Comentarista participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen

20 comentários:

  1. Tenho uma curiosidade imensa de ler alguma obra da Jane Austen.
    ADOOOOORO a J.K. <3 RAINHA!
    Difícil escolher um só favorito mesmo!
    Gosto muito das autoras Meg Cabot, Julia Quinn e da Richelle Mead!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como negar, Rowling é a rainha do mundo todo!
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi, Joana!!
    Que postagem mais legal!! Adorei saber que esses grandes escritores gostam de ler!! Eu sou doida para ler os livros da Jane Austen!! Gosto muito de autores como Julia Quinn, Carina Rissi, Lisa Kleypas, Colleen Hoover e muitos outros!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm quero ler Jane, e sempre comento por aqui que a Colleen é minha diva. Nunca li Julia Quinn, mas ainda quero ler.
      Bjos!

      Excluir
  3. Joana!
    É verdade, para ser um escritor, tem de ler e muito, assim pode descobrir sua própria forma de escrita.
    Gostei muito dos autores e livros escolhidos pelos escritores e alguns são clássicos.
    Para mim seria difícil escolher apenas alguns, porque tenho leitura muito diversificada e gosto de tantos, mas os que mais me incitaram a escrever foram: Isaac Isimov e Agatha Christie.
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre temos nossas influências, acho legal conhecermos as deles tbm.

      Excluir
  4. Jane Austen eu não consegui ler até hj, nem ver nenhuma adaptação de seus livros, sempre me falta paciência. Já O curioso caso de Benjamim Burton, super leio a qualquer momento, tenho muita curiosidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda quero ler Jane Austen, acho que é meu tipo de romance.

      Excluir
  5. Credo, até desfiz da minha coleção de Jane Austen kkkk eu não consigo me concentrar em romances de época, não da!
    Mas acho que ela amaria Harry Potter!
    Benjamin Burton já li e gostei, e o Gatsby comecei tantas vezes e parei, que desfiz do meu também, rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o Gatsby mas ainda não li. E até outro dia eu não sabia que o Buton era um conto. Tá na minha lista.

      Excluir
  6. Jane Austen sempre sendo mencionado e fico muito envergonhada de até não ter lido nada dela e muito menos ter visto uma adaptação de seu livro. Não me surpreende que o escritor de crônicas de gelo e fogo gosto de senhor dos anéis na verdade faz muito sentido quando você analisa a sua saga. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rissia, tbm tenho vergonha disso. Já comecei a ler Orgulho e Preconceito duas vezes, mas não terminei. Pelo menos vi o filme, e ostei bastante.

      Excluir
  7. Oi!
    Muito legal esse post, nunca tinha parado para pensar quais seriam os livros favoritos dos meus autores favoritos, e muito legal saber que eles também leram livros que nos lemos, principalmente a Jane Austen, acaba deixando essa escritora um pouco mais real !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né. Tbm adoro saber essas coisas sobre meus escritores preferidos.

      Excluir
  8. Olá,
    Gostei muito do post, super legal saber os livros favoritos dos nossos autores queridos, acredito que seja meio imaginar que George é fã dos Senhor dos anéis.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha lido em outros lugares que ele é fã do Tolkien, acho que é verdade sim.
      Bjos!

      Excluir
  9. Que postagem mais legal!! Adorei saber que esses grandes escritores gostam de ler!! Eu sou doida para ler os livros da Jane Austen!! Para mim seria difícil escolher apenas alguns, porque tenho leitura muito diversificada e gosto de tantos... Difícil essa resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gosto de saber o que eles curtem, é meio que uma forma de incentivo à leitura, nossa chance de conhecer novos autores.

      Excluir
  10. Meu sonho saber o autor preferido do Nicholas...
    Acho ele incrivel. Amo os livros dele;.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ele já deu alguma entrevista falando sobre isso? Não conheço muito os livros dele, mas sei que ele tem muitos fãs.

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!