quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Mais leve que o ar [Resenha]

onde comprar: Loja da Lote 42

"Há algo fascinante, romântico e trágico no Reino de Amberlin. A jovem druida Melissa se apaixona por Pablo, um talentoso inventor que ousou fazer o homem voar, proeza que nem mesmo o mais poderoso feitiço poderia conceber. Magia, amor e mistério amarram a aventura de Mais leve que o ar" de Felipe Sali, autor prodígio da internet que agora expande seu horizonte no universo do papel."

Esse é um livro romântico, no sentido mais amplo da palavra. Uma narrativa leve, doce, terna, que envolve o leitor desde a primeira linha.

No Reino de Amberlin, as mulheres são proibidas de praticar sua magia em público, por isso, vão a um mosteiro para estudar e praticar. A protagonista, Melissa, tem o dom de conjurar flores, e a parte das jovens que frequentam o mosteiro. Fora isso, e o fato de ter sete irmãs, sua vida é bem pacata e normal, até o dia em que ele conhece Pablo, um garoto misterioso e intrigante, que aparece do nada e chama a sua atenção imediatamente.

O que ela não sabe - e, aparentemente, só ela - é que Pablo é da realeza de Amberlin. Filho do rei, ele assumiu o papel do pai na administração quando esse ficou muito doente e debilitado. Mas quando ele está com Melissa, nada disso parece importar, pois ele é tão simples e atencioso que nem parece viver num mundo totalmente diferente do dela. Melissa não fica deslumbrada pela riqueza do garoto, nem pelo poder que ele exerce sobre todas as pessoas, e isso torna a relação deles muito especial.

Melissa e Pablo passam a se encontrar todos os dias, e ele revela para ela seus maiores segredos: está construindo uma máquina voadora, que é o projeto de sua vida, e tem um dragão anão chamado Magrelo, que vive escondido num canto escondido da propriedade real. Assim, eles passam a compartilhar as situações mais fofas e românticas já imaginadas, e vão construindo uma relação de confiança, amizade e amor.

"- Eu tenho. A meu ver, você deve fechar os olhos para escrever bem.
- Escrever de olhos fechados?
- Sim.
- Como?
- Vou provar isso com uma experiência."
(página 70)

Pablo é uma pessoa especial, que só quer ser feliz, ver as pessoas bem, e realizar seu sonho de voar. Ele praticamente não dá a minima para toda a pompa real, e os momentos que passa com Melissa são aqueles em que ele pode ser ele mesmo, sem medo de que tenha alguém olhando ou que esteja quebrando algum tipo de protocolo.

Por outro lado, Melissa se apaixona cada dia mais pela personalidade de Pablo, e entende totalmente seu amor pela máquina que está construindo. Mas a certa altura, ela conhece a única mulher que pode abalar seu namoro com Pablo: a princesa Isabel, mulher linda e perfeita, que foi criada com ele e que ainda nutre algum sentimento pelo príncipe.

Há esse conflito amoroso movendo o enredo e uma outra trama paralela, que envolve a briga pela máquina voadora de Pablo. Alguns outros reinos querem usá-la numa guerra, e essa é a única coisa que ele proíbe veementemente. Esses dois conflitos serão decisivos para o fechamento da história, logo depois que uma grande tragédia atinge os personagens.

Esse é um livro que faz chorar, então, se preparem. O namoro de Melissa e Pablo é lindo, e cada minuto que eles passam juntos parece poético e perfeito. Mas há um mundo ao redor deles, e nele as pessoas são ambiciosas e más. O amor pode ser suficiente para manter a paz? A máquina voadora poderá trazer apenas alegria, como sonha seu idealizador?

"Existe uma coisa da qual esses bastardos podem ter certeza: a minha máquina voadora nunca servirá à guerra. Nunca colocarão as mãos nela." (página 65)

A cada página o leitor entre num universo totalmente diferente, mas que tem pequenos toques da nossa realidade, com algumas críticas leves à fatos e costumes arraigados na nossa cultura, como por exemplo, a crença de que a mulher é frágil e precisa ser totalmente submissa ao homem. Mas isso é apenas uma alfinetada básica, não sendo o foco principal na trama. O importante na obra de Felipe Sali é como o amor vence barreiras, e como ele pode ajudar uma pessoa a se conhecer realmente. O amor constrói o que há de mais belo no mundo, mas precisa ser vivido.

Essa foi a segunda vez que li Mais leve que o ar; conheci a obra quando ela ainda estava apenas no Wattpad, e me apaixonei imediatamente. A história tem um ar poético que eu adoro, e cheia de ternura em cada parágrafo. Cada encontro entre Pablo e Melissa é uma viagem, e dá vontade de viver um amor como o deles.

"Eu contei qual era a minha cor preferida - violeta.
Ele contou que construiu esse balão sozinho.
Eu contei que pretendo me tornar professora.
Ele me contou uma piada.
Eu ri.
Ele falou que gostava dos meus olhos.
Eu agradeci.
Ele falou que estava com vontade de me beijar.
Eu beijei."
(página 18)

A escrita de Sali é exatamente como eu imagino que ele seja, doce, cheia de amor. Mas além de carregar a narrativa de beleza, ele consegue usar muito bem o método show, don't tell (mostre, não conte), principalmente no final, quando não é preciso ser dito o que está para acontecer, pois está descrito nas entrelinhas e nas atitudes das personagens.

O trabalho da Lote 42 está fascinante: desde a arte da capa, que é cheia de detalhes da máquina voadora, até o interior, com a diagramação das páginas, as divisões entre os capítulos e a transição da primeira para a segunda parte. Além disso, a capa é dobrável, e dentro dela há uma imagem linda de todo reino de Amberlin.

Vale a pena a leitura de cada página, lentamente, para que se possa absorver todo o amor e a poesia dessa história única e atemporal, que eu tenho certeza que vai conquistar todos os leitores. 


Mais leve que o ar
Felipe Sali
editora Lote 42
160 páginas
nota no Skoob: 4.8
nota do blog: 5.0


Este post é válido para o Top Comentarista participe!


Joana Masen, quando não está resenhando, pintando e bordando por aqui, está escrevendo poesia no blog Milonga.
Twitter: @joana_masen


25 comentários:

  1. Acho incrível o quanto o Wattpad vem dando oportunidade para os escritores da nossa geração. Existe muita coisa bacana saindo da literatura nacional mas, muitas vezes, não temos a oportunidade de conhecer pela falta de oportunidade que as editoras dão para esses escritores, e aí entra esse APP incrível que muda toda a história. Sinto um orgulho imenso por todos que cresceram pelo Wattpad. Ps: essa capa está mais bonita que a anterior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Adriana, nós precisamos dessa porta de entrada, e fico super feliz pelos escritores q conseguem crescer a partir dali. Inclusive, estou postando o meu livro lá, se quiser, dê uma olhadinha.
      Tbm amei essa capa, está perfeita, digna da história q está em seu interior.
      Bjos!

      Excluir
  2. Fique bem interessada nessa obra após ler sua resenha.
    Curti o envolvimento de "magia, amor e mistério", adoro quando esses temas se entrelaçam.
    Parece ser uma leitura bem leve e doce mesmo.
    Fiquei curiosa e espero poder conferir o livro em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Esse livro é meigo e doce, com drama na medida certa e muito amor. Super indico! Acho q ele ainda está no Wattpad.
      Bjos!

      Excluir
  3. Adoro romances leves e doces, daqueles bem fofos e para se ler a tarde.
    Gostei do enredo, por envolver magia e paixão, com cenas emocionantes e envolventes, quero conhecer mais esse casal.
    Adoro quando os autores colocam algumas alfinetadas em suas obras, assim conseguimos refletir enquanto lemos.
    Quero ler, incrível como o Wattpad descobre autores tão talentosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é assim mesmo Maria, fofo, para se ler a tarde. Se puder, conheça a história dele, é linda.
      Bjos!

      Excluir
  4. Com toda certeza, Mais leve que o ar é um livro encantador! Eu comecei a ler no Wattpad, mas migrei para o livro impresso assim que foi lançado. E que obra maravilhosa! Felipe Sali realmente sabe por as palavras no papel, conjurando sentimentos e emoções em lindas histórias! Parabéns para a LOTE42, para o autor, e para você que escreveu tão bela resenha, adorei! : )
    P.s. Aguardando ansioso alguma notícia da sequência dessa obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!
      Obrigada pelo elogio à resenha. Esse livro é lindo mesmo, e merecia uma edição tão perfeita qto essa.
      Será q teremos sequência?
      Bjos!

      Excluir
  5. Oii! eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas me interessei muito por ele, fiquei super curiosa pra conhecer mais do casal, amo livros que envolvem magia e romance, e achei super fofos os quotes que você nos mostrou, o livro parece ser ótimo, e com um conteudo riquissimo, você falou muito bem do livro e estou doida pra ler-o, quero conhecer mais sobre o principe, e sobre tudo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro indicar bons livros q vcs ainda não conheciam, é essa a nossa missão aqui. Qdo puder, leia sim Raquel, ele é muito mais do q eu pude dizer com a resenha.
      Bjos!

      Excluir
  6. Fiquei muito curiosa com a história, parece ser bem interessante. E envolve tantas coisas que gosto, como romance e fantasia. Já vou colocar na lista de desejados, certamente vou querer ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, ele tem um pouco de td, e na medida certa, por isso ficou tão bom. E a escrita do Felipe é leve e encantadora.
      Bjos!

      Excluir
  7. Fiquei imensamente curiosa para essa leitura, nunca tinha ouvido falar do livro. Sua resenha me fez querer ler. Amo romances e estou começando a ler fantasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não sou super fã de fantasia, mas amo romance, e a mistura dos dois aqui deu super certo. Leia sim.
      Bjos!

      Excluir
  8. Mais um talento revelado pelo watt! Amei os quotes e a parte de magia na história. Como amo romances, estou bem curiosa para conhecer esse relacionamento tão fofo *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mágico, quando puder, leia. Não vai se arrepender.

      Excluir
  9. Nunca li nada desse autor. Amo romances tenho certeza que vou gostar a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o primeiro livro publicado dele, mas vc pode ler várias coisas dele no wattpad.

      Excluir
  10. Oi, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro ainda, ele parece ser muito fofo, gostei dessa coisa de que mulher tem dom e deve praticar, a leitura parece ser bem leve e envolvente, espero ter a chance de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Super recomendo essa leitura, ele é tudo isso que vc falou e muito mais.
      Bjos!

      Excluir
  11. Oi, Joana!!
    Que livro mais fofo!! Adoro romances assim leves, doces e verdadeiros!! Fico feliz que cada vez mais autores nacionais vem tomando espaço importante no mundo editorial !! E que cada vez mais autores desconhecidos vem tendo destaque depois de apresentar suas obras através do Wattpad.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia a editora e nunca tinha visto falar desse livro mas só de ver sua resenha pode ver como esse livro é amorzinho puro, o que me deixou imensamente encantada e queria muito ter a oportunidade de ler esse livro. É tão bom ver como o talento nacional está sendo valorizado, eu espero que esse escritor obtenha muito sucesso porque se ele continuar nesse nível eu tenho certeza que ele terá.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro do Felipe Sali, mas depois de ler essa resenha fiquei muito curiosa para conhecer a escrito do autor, parece ser uma historia linda, emocionante e de muitos desafios para o casal, estou muito curiosa sobre esse final e quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  14. Que lindeza!
    Eu ainda não conhecia a obra, mas adorei a sua resenha!
    Principalmente por ser um livro tão doce e com toques fantásticos. É realmente o tipo de romance que me atrai!
    Claro que vou querer ler!
    Anotado aqui! ;)
    Obrigada pela dica!
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Joana!
    Gosto de livros que trazem um certo lirismo e uma leitura doce e romântica, e, aqui ainda mistura um tanto de fantasia, magia e muita criatividade.
    Não conhecia, mas fiquei interessada.
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!