quinta-feira, 23 de março de 2017

Dimensões paralelas [Resenha]

onde comprar: Arwen

"Você já se perguntou em que dimensão está? Já se imaginou descobrindo que tudo ao seu redor não passa de uma mentira? Em Dimensões Paralelas o leitor será levado para diferentes realidades, onde a linha tênue entre o real e o imaginário é transpassada. Dinossauros, brinquedos assassinos, distopia, mitologia e um misto de ficção científica e fantasia, tudo reunido em uma coletânea de contos inéditas, do mesmo autor de A Eva Mecânica e outras histórias de Ginoides. Prepare-se para sentir medo e se aventurar por um mundo diferente daquele que conhece, pois cada conto te levará a uma dimensão paralela única, mostrando o quanto o autor busca diversificar sua escrita a fim de impressionar e surpreender. Cuidado, não ande sozinho durante a noite e duvide de tudo e de todos, pois o perigo está onde você menos espera!"

Este livro reúne diversos contos que transitam entre os mais variados gêneros literários, indo desde o terror até a ficção científica. O autor trabalhou muito bem com essa diversidade, e soube explorar os aspectos principais de cada um dos gêneros, e posicionou cada um deles em uma dimensão diferente, o que deu às histórias um aspecto único. Vamos do passado ao futuro, do imaginário mais absurdo para uma referência a momentos políticos complicados dentro de uma distopia. O autor foi muito perspicaz ao levar cada um desses cenários para um tempo ou época distintos, e, ainda assim, conseguir uma certa ligação entre eles.

Logo de cara vemos uma situação surreal, muito baseada em Frankstein, onde o protagonista, que tem um relacionamento BDSM com sua namorada, lança mão de seus conhecimentos para impedir que o corpo da namorada morta se deteriore. Assim como na história do médico, ele também acaba criando uma criatura totalmente estranha, que, por fim, se vira contra o próprio criador. Esse é um dos contos mais interessantes do livro, e tem um final bem satisfatório.

Outro conto que me chamou bastante a atenção, e me deu até medo em alguns momentos, envolve a criação de bonecos que ganham vida. Assim como o famoso Brinquedo Assassino, eles matam pessoas, mas o autor incrementou a narrativa com um terror psicológico muito bem aplicado, que faz arrepiar até o leitor mais valente, se ele estiver lendo sozinho, a noite, como eu fiz.

Já sobre a história de ficção científica eu não tive uma boa impressão; é muito longa, o estilo narrativo não me agrada, remete bastante ao estilo jornalístico, e isso fez com que eu me desinteressasse dele.

No geral, o autor conseguiu alcançar seu objetivo de contar suas histórias explorando diversos gêneros, e tenho certeza que há público para todos eles, ainda que alguém goste um pouco menos desse ou daquele estilo. Tem distopia bem escrita, tem fantasia com final bem amarrado, e até um crossover entre algumas histórias.

Indico a leitura para todos, que terão momentos agradáveis em companhia desse livro, cheio de aventuras, mistério, e um pouco de medo, por que não? 


Dimensões paralelas
Daniel L. Dutra
editora Arwen
196 páginas
nota no Skoob: 3.0
nota do blog: 3.0

4 comentários:

  1. Joana!
    Adorei o livro de contos e quero muito poder ler, porque junta vários estilos que gosto e apesar de dizer que não gostou do conto de ficção, é o que mais me interessa, além do terror, é claro.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, vc vai adorar, tem conto pra todos os gostos.
      Bjos!

      Excluir
  2. Não costumo ler contos, acho que sempre fica faltando algo na história, sou mais daquelas detalhistas que gostam de saber o porque das coisas e como elas terminam, gosto de histórias de terror, mas admito que ficção científica não é muito minha praia, mas quem sabe eu dê uma chance a esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem um gosto e um estilo, e isso é super legal! Eu não tenho nada contra contos, mas quem não gosta não adianta. Esse livro é legal exatamente pq tráz diversos gêneros, e isso ajuda a leitura.
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!