domingo, 28 de maio de 2017

Fala, Rafa! - Os 90



Ao longo da minha vida de tédio, despertei uma grande vontade: chegar aos 90.
Saindo do elevador em meu prédio, fui surpreendida com a porta da vizinha aberta, e ela estava gritando:
 - Socorro!
Corri apressada para dentro do apartamento dela e perguntei:
- Dona Marlene! O que houve?
- Peru. - Foi o que ela me respondeu.
- Senhora? O que está acontecendo?
- Que foi menina? Que falta de educação entrar assim na casa dos outros.
- Pera lá. Só estou preocupada com alguém que grita "socorro" e "Peru". Pode me explicar o que está acontecendo?
- Não está vendo? - Disse ela com um superaparelho tecnológico na mão. - Estou jogando caça-palavras online, e tenho que achar a palavra de emergência que começa com "S" que é socorro, e saber o nome de algum país que começa com "P" daí veio o Peru.
- Ah, desculpa o incômodo. Achei que estivesse precisando de ajuda.
- Oitenta e Nove! E tá, tá desculpada. - Falou ela apressadamente.
- Ih, melhor eu ir, já que está tudo bem. - Saí andando para fora da casa ao ser surpreendida novamente.
 - Socorro, Peru, Noventa! Ganhei!
Não resisti, dei meia volta e peguei, com fúria total, aquele tablet da mão dela. Em aberto estava seu jogo e uma mensagem escrita em destaque: "Uau! Você atingiu 90 pontos!"
- Ah, Parabéns! – E foi repetindo essa palavra que devolvi seu aparelho e com um semblante de alívio no rosto por poder ir em paz para minha casa, mas em mais uma tentativa de ir embora ela gritou:
- Aniversário! - E eu continuei andando e ignorando-a, porque certamente era só mais um item que faltava naquela nova fase do caça palavras.
Mais tarde no sofá de casa, escutei um monte de vozes misturadas cantando aquela famosa canção, que quase todo mundo sabe, de "Parabéns pra você" e, no mesmo instante, percebi que era o aniversário da minha companheira de paredes.
Depois do barulho, fui surpreendida com alguém batendo em minha porta. Abri e era ela: a senhorinha que joga na internet com um pedaço de bolo na mão. Abracei-a e ouvi sobre sua passagem por 80 primaveras, respondi:
- Desejo que sua nova fase no jogo da vida seja tão próspera quanto a sua brincadeira virtual.
Desde então fico imaginando que antes eu só pensava em aprender tricô na velhice, mas agora me pergunto: será que também chegarei aos 80 mexendo em um tablet? Suponho que não serei a vovó que dará ponto cruz, porque estou prestes a também ser uma ''vovó.com''. Bom, que pelo menos eu consiga 90 pontos em algum desafio. E olha, depois dizem que a geração de jovens é que está avançada.




Este post é válido para o Top Comentarista, participe!


Rafa Peres, crônista e futura jornalista, mantém o blog Minha Versão das Coisas, onde publica todos os seus textos.
Twitter: @Raafaperes

2 comentários:

  1. Rafa!
    Para ver como as vovós andam avançadas em termos de tecnologia...kk
    Adorei!
    Espero poder chegar lá também e tão antenada quanto a vizinha vóinha...
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rafa, completo 65 no próximo dia 08 e sou sim uma avó e bisavó super ligada na tecnologia. Uso o computador, o celular e meu kindle para estar sempre por dentro de tudo. Só não me acostumei com o tal de whatsapp e já tirei definitivamente do meu celular. Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!