quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Harry e seus fãs - resenha


"Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contado por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centenas de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal "The Leaky Caldron", fansite que conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J. K. Rowling. Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas\ ao redor do mundo com inveja. Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, Harry e seus fãs traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria Rowling. Dez anos após o lançamento do 1º livro da série Harry Potter, a história de leitores e fãs que ajudaram a transformar a saga do jovem bruxo em um dos maiores fenômenos culturais do planeta é contada em detalhes por Melissa Anelli. A jovem fã do bruxinho descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos, e lista informações exclusivas e detalhadas que aproximam ainda mais o leitor de Harry Potter e sua criadora."

Como o próprio título do livro diz, o livro é para os fãs de Harry Potter, e não conta apenas a ascensão do saga de J.K.Rowling, mas a reação dos leitores, seu apego emocional com a estória, a forma como foram crescendo junto com o bruxo e aprendendo os valores transmitidos pela estória.

A autora narra sua trajetória de conhecimento e de paixão pela saga, desde o primeiro contato até o dia mais emocionante dessa aventura, que foi quando conheceu Rowling. É interessante perceber como, aos poucos, Melissa foi mostrando seriedade e competência em seu trabalho de receber informações legítimas sobre a série Harry Potter e passá-las aos fãs através de seu site.

Durante todo o tempo em que administrou esse canal de notícias, Melissa conviveu com muita gente bacana, fez várias amizades, e descobriu que existiam milhares de pessoas como ela, apaixonadas por Harry Potter, e tão envolvidas com a estória, que eram capazes de lutar para defender suas opiniões e seus personagens favoritos.

Para o leitor que também se envolveu com a saga, assim como aconteceu comigo, esse livro é uma gostosa viagem por cada um dos volumes da série HP, que nos faz relembrar tudo o que sentimos à época, cada sorriso, tristeza, emoção que vivemos com Harry e seus amigos.

E para causar inveja em todos nós, Melissa não só conheceu J. K. como também desenvolveu uma amizade verdadeira com ela, ganhando presentes e visitando a casa da autora na Inglaterra. Qual fã nunca sonhou em fazer o mesmo?

O ponto negativo do livro não está na estória em si, mas na edição da Rocco, que veio com muitos erros de concordância e dá pra perceber que faltou uma boa revisão depois que a tradução foi feita. Isso não atrapalha a leitura, mas para mim, que sou exigente, graduada em Letras e tenho algum conhecimento em Linguística, foi ruim notar que em alguns parágrafos faltou coesão ou houve muita repetição de uma mesma palavra.

O fã de Harry Potter deve ler esse livro. Quem não é tão fã, mas conhece a saga, pode ler para, quem sabe, entender como ela se tornou tamanho fenômeno no mundo todo e é até hoje um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos.

Harry e seus fãs
Melissa Anelli
editora Rocco
368 páginas
nota: 3.8
nota no Skoob: 3.8
onde comprar: Saraiva, Skoob 

2 comentários:

  1. Amiga conheci seu blog pelo Grupo "União entre blogueiras" ,e amei ja estou seguindo, segue o meu também? ficarei muito feliz, pois uma ajuda a outra né rs,beijos e sucesso!
    Esperando sua visita aqui no Dicas entre Amigas

    By: Le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, visitei seu blog e já estou seguindo tbm ;)
      Bjos!

      Excluir

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!