sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sexta de música #29

Sabe quando você ouve uma música que conhece há tempos, mas que passou anos sem ouvir e de repente se dá conta de que ela sempre fez parte da sua vida? Passei por isso essa semana: fui a um espetáculo de dança e um grupo de bailarinos usou na sua performance a música "Somebody to love", do Queen, e eu pensei "adoro essa música, mas há quanto tempo não a ouvia!". 


O studio "A Cia. da Dança", com seu coreógrafo Zeca Rodrigues, usou a versão feita pelo pessoal da série "Glee", que eu não conhecia, mas também achei muito boa:


Então fui pesquisar: a música, composta por Fred Mercury, foi gravada no álbum "A day at the races", de 1976, quinto trabalho de estúdio do Queen, que também trazia a faixa "Tie your mother down".


O legal dessa música é que ela é muito versátil, exatamente por ter esse ar de coral gospel, com os backing vocals dando suporte a voz inconfundível de Fred Mercury e também por seu ritmo crescente que vai envolvendo o ouvinte e para, de repente, deixando apenas os sussuros das vozes de apoio entoando o refrão: "... find me somebody to love..."


A letra também ajuda a dar essa sensação de estar numa capela americana ouvindo o coral local. à música. Acompanhem um trecho dela:


Outra versão que ficou muito interessante foi a feita para o filme "Happy Feet" (Warner Bros. Pictures, 2006) e interpretada pela atriz Britany Murphy:


Em um concerto realizado em 1992 em homenagem a Fred Mercury, George Michael também interpretou essa canção, num Wembley lotado de fãs da banda Queen:


É certo que o Queen tem seu lugar de honra na história do rock, mas essa música em especial me traz algumas recordações da infância e da adolescência, quando ainda sonhava em viver da dança, e dava meus primeiros passos no mundo literário, escrevendo textos inocentes e poemas apaixonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!