sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sexta de música #31

Continuando no mesmo tema da semana passada, hoje vou comentar um pouco sobre duas músicas que foram feitas em homenagem aos filhos de um grande artista: Nando Reis.


No CD "A melhor banda de todos os tempos da última semana" lançado em 2001 pelos Titãs, o último com a participação do Nando, eles gravaram a música "O mundo é bão, Sebastião", de autoria do música e que era dedicada a seu filho que, segundo ele, tinha acabado de perder o primeiro dente de leite. Depois da separação da banda, Nando continuou executando a canção em seus shows e ela é uma das preferidas de seus fãs.


Nando é conhecido como um grande letrista e tem composições gravadas por Cássia Eller, Skank, Jota Quest e Cidade Negra, e a letra da música que fez para o filho é meiga e inteligente, usando licença poética para falar sobre as particularidades da sua convivência com Sebastião. O próprio nome da canção, que é também seu refrão, é uma frase que sua esposa repetia diversas vezes para o filho, e foi o ponto de partida da inspiração de Nando para escrevê-la:

"Por que o sol saiu
por que seu dente caiu
por que essa flor se abriu
por que iremos viajar no verão
por que aqui o mundo não será cão

quando o Godzila atacar
quando essa febre baixar
quando o mamute voltar
descongelado a caminhar na Sibéria
quando invento o mundo é feito de ideias

O mundo é bão, Sebastião
o mundo é bão, Sebastião
o mundo é bão, Sebastião
o mundo é teu, Sebastião

Como escrever certo o seu nome
como comer se der fome
como sonhar pra quem dorme
e deixa o cansaço acalmar lá em casa
como soltar o mundo inteiro com asas

Tiranossauro Rex tião
dentro dos seus olhos virão
monstros imaginários ou não
tão forte somo todos os infernais
e agora eu vivo em paz

O mundo é bão, Sebastião
o mundo é bão, Sebastião
o mundo é bão, Sebastião
o mundo é teu, Sebastião!"


E então, depois de ter dedicado uma música a um de seus filhos, Zoé, que na época tinha 5 anos, começou a perguntar a Nando quando ele faria uma par ela também: "Papai, quando você vai fazer a música o mundo é bão Zoézinha?". Com tanta pressão e muito mais inspiração e amor paterno, o cantor compôs outra obra prima para a filhinha, chamada "Espatódea".



Num primeiro momento esse nome pode parecer estranho, mas é apenas o nome dessa árvore aí em cima, com flores laranjas que, segundo Nando, lembram muito os cabelos da filha, a única dos seus 5 filhos que é ruiva como o pai. Além dessa referência, ele também usa a expressão 'minha cara' tanto para reforçar esse laço que os une quanto como um tratamento carinhoso - minha querida. É possível perceber ao longo da canção que ele estava realmente tomado de muito amor no momento da composição, como no verso "... não sei se o mundo é bom, mas ele está melhor desde que você chegou...".

"Minha cor
minha flor
minha cara
quarta estrela
letras, três
uma estrada
não sei se o mundo é bom
mas ele está melhor
desde que você chegou
e perguntou:
tem lugar pra mim?
Espatódea
gineceu
cor de pólen
sol do dia
nuvem branca
sem sardas
não sei se esse mundo é bom
mas ele está melhor
porque você chegou
e explicou o mundo pra mim
não sei se esse mundo estão são
mas pro mundo que eu vim já não era
meu mundo não teria razão
se não fosse a Zoé
não sei se o mundo é bom
mas ele está melhor desde que você chegou"

E para que a filha pudesse provar para os amiguinhos que a canção era dela, Nando colocou seu nome no final. Acho que ela gostou ;)


Ainda existem muito músicos que dedicaram canções a seus filhos e essa é uma forma linda de se expressar amor e admiração por esses seres que mudam nossas vidas. Para quem não é cantor nem compositor, que tal mostrar aos pequenos o quanto os amamos em todos os momentos? Não é necessário saber escrever uma letra de música ou um poema para isso, basta sorrir, abraçá-los e estar sempre presente quando eles precisarem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom ter você por aqui!
Fico feliz em receber seu comentário, crítica ou sugestão. Pode falar a vontade, esse espaço é seu. Acompanhe a resposta ao seu comentário clicando em "Notifique-me".
Obrigada pela visita!